DIFERENCIAIS DO GREENCONSIG
De forma geral, os sistemas de controle de consignações existentes realizam as seguintes funções básicas:
- Cadastro de consignatárias;
- Controle efetivo on-line da margem consignável dentro dos limites estabelecidos;
- Simulação de empréstimos;
- Emissão de relatórios.
O GreenConsig oferece todas essas funções básicas reunidas num sistema que se modernizou e evoluiu com o aprendizado junto aos clientes, portanto, este documento remete aos principais diferenciais técnicos que fazem do GreenConsig o melhor sistema de gerenciamento e controle de consignações on-line:
ESTRUTURA, IMPLANTAÇÃO E INTEGRAÇÃO
- 1.1. Disponibilização de estrutura de atendimento para dúvidas e orientações ao servidor: em contratos com órgãos a partir de 500 servidores a Green Tecnologia oferece atendimento ao servidor para consultas, dúvidas e auxílio na resolução de problemas junto às consignatárias. O atendimento não envolve a concessão de produtos e serviços consignados objetivando respeitar a relação de regulador e regulado, haja vista que é papel da Green Tecnologia acompanhar a ação das consignatárias;
- 1.2. Tempo de implantação: até 72h após o correto recebimento do arquivo de dados do ente público ou privado;
- 1.3. Integração com sistema interno dos bancos: o GreenConsig dispõe a opção de operar integrado aos sistemas bancários, via padrão da FEBRABAN CNAB 240 e Web Service possibilitando que os servidores realizem, por exemplo, consignações em terminais de auto-atendimento, caixas eletrônicos entre outros dispositivos;
- 1.4. Hospedagem e alta disponibilidade do sistema: a Green Tecnologia possui data center com gerador, onde hospeda seus sistemas e proporciona alta disponibilidade (99,8%), ou seja, dificilmente o sistema fica fora do ar;
- 1.5. Transparência: acesso individual a cada servidor: O GreenConsig oferece a cada servidor a sua página individual de consignações onde, através de acesso com matrícula e senha pessoal, o servidor poderá acompanhar seus contratos de consignações atuais, os contratos passados, bem como verificar o andamento dos descontos, parcelas pagas e restantes, atualizar dados, simular empréstimos, consultar consignatárias, consultar sua margem, solicitar empréstimos dentre outras funções. Este módulo pode ser integrado ao portal do servidor do` órgão, caso exista.
- 1.6. Acesso simplificado as informações: Todo o fluxo de informações transcorre pela identificação do servidor e não por contrato, ou seja, a identificação do servidor é a chave principal (matrícula, CPF ou senha entre outros) para acesso aos contratos e operações de consignação do mesmo e não o contrato como em diversos sistemas concorrentes. Isto proporciona mais segurança, agilidade e organização, haja vista que, na página específica do servidor é possível ao consignante verificar todos os contratos do servidor pesquisado e, a matrícula ou o CPF do servidor é sempre mais acessível para localizá-lo no sistema do que um número de contrato gerado pelo software. Mesmo assim, o sistema gera automaticamente um código para cada contrato.
ENTENDA SUA MARGEM
- 2.1. Módulo “Entenda sua margem”: Este módulo do GreenConsig consiste num link disponível ao gestor do órgão público e a cada servidor, individualmente, que os possibilita enxergar a composição da sua margem, ou seja, quais as vantagens ou vencimentos que entram e que não no cálculo da margem, bem como, os descontos que incidem e que não incidem no consumo da margem, seguido da fórmula de cálculo e do valor da respectiva margem. Tudo para dar transparência ao servidor e ao consignante tornando o entendimento mais claro da composição do seu limite.
- 2.2. Execução do cálculo da margem: A maioria das empresas que fornecem o sistema de controle de consignações on-line apenas instalação sistema e deixa para o órgão a tarefa de calcular mensalmente as margens dos servidores. Como esta tarefa é bastante detalhada e específica, requer certo nível de especialização, por isso, geralmente alguns órgãos públicos ou até mesmo a empresa do sistema objetivando simplificar este processo, calcula a margem simplesmente como sendo 30% do salário bruto ou do líquido do servidor, o que é errado, pois, só deve entrar no cálculo da margem os vencimentos ou vantagens consideradas pelo órgão como sendo de caráter fixo. Ao instalar o GreenConsig no órgão, a Green Tecnologia compromete-se a calcular mensalmente, através de um programa específico de sua propriedade, as margens dos servidores considerando a natureza das vantagens e dos descontos, ou seja, incluindo no cálculo da margem de forma automática apenas as vantagens fixas definidas pelo órgão público.
CONSIGNAÇÕES COMPULSÓRIAS E FACULTATIVAS
-
3.1. Controle de todas as modalidades de
consignações facultativas (Planos de saúde,
odontológicos, mensalidades, empréstimos, etc):
Alguns sistemas concorrentes controlam apenas as margens na modalidade de empréstimo consignado, deixando de fora algumas modalidades importantes que também afetam o consumo da margem limite, tais como: planos de saúde, planos odontológicos, mensalidades de sindicatos e associações dentre outras. A Green Tecnologia garante através do GreenConsig controlar também estes descontos.
- 3.2. Controle de consignações compulsórias: Diferentemente dos sistemas concorrentes, o GreenConsig controla as consignações compulsórias, ou seja, as consignações obrigatórias por lei, tais como: impostos, pensões judiciais, descontos de previdência etc. O fato é que a soma das consignações facultativas (empréstimos, planos de saúde, etc) com as compulsórias não pode ultrapassar o limite de 70% dos vencimentos fixos do servidor e, o GreenConsig realiza este controle inclusive derrubando descontos facultativos em detrimento dos compulsórios conforme ordem de prioridade definida pelo órgão.